Milton Schaefer



Milton Schaefer

Biografia
Algumas Obras 





Todas as informações foram enviadas pelo artista




Conheça os artistas que já estão no site. Clique aqui...

Biografia

Milton Schaefer nasceu para a arte."

 

Quando tinha 10 anos encontrou em sua cidade natal, Nova Petrópolis, um peregrino alemão que ganhava a vida fazendo pinturas com tinta têmpera sobre papel. Este encontro foi significativo para o menino, agora sabia o que queria ser: PINTOR!


 

Reuniu então algumas poucas economias foi comprar tintas e pincéis.
NUNCA MAIS PAROU.

Milton dedica sua vida com toda intensidade para a pintura. Estudou com os melhores professores as mais diversas técnicas e processos de criação e, por isso mesmo, desenvolve um trabalho único e personalíssimo.


Seu pincel, por vezes suave, por vezes impetuoso, persegue aquilo que para ele é desconhecido, mas sempre no rastro das modernas correntes da pintura e invariavelmente, obediente aos valores internos e as mais profundas orientações do seu ser.


O artista vê a arte como um canal de comunicação com o mundo exterior, percebendo também sua importância no processo de desenvolvimento humanístico e, por isso mesmo, eclético e dinâmico na busca do autoconhecimento e suas conexões com a realidade. Entende que a necessidade interna seja a frase chave na arte de todos os tempos e que a esta necessidade interna corresponde uma necessidade externa que é a de comunicar-se com intensidade.


Místico, atento à sua consciência e estudioso dos valores que transcendem a matéria, Milton sabe para o que veio e se entrega com desprendimento às inspirações cósmicas, surgindo então, pinceladas expressivas, impetuosas, cores incandescentes traduzindo com a emoção da pasta para a tela o seu lirismo, ou como ele mesmo gosta de definir: SEU SONHO INTERIOR.


O artista mantém uma galeria de arte para expor seu trabalho, na bucólica cidade de Picada Café, na chamada "rota romântica", numa belíssima região da Serra Gaúcha, no Sul do Brasil.


Encravada em meio as montanhas, cercada da exuberante natureza que tanto ama, a casa amarela de dois andares abriga, além da galeria no térreo, a moradia no primeiro piso e um romântico atelier no sótão de onde sua vista alcança as mais belas paisagens com montanhas cobertas de matas virgens. Milton abre a galeria de sexta à domingo para mostrar sua obra e, de forma atenciosa atende o público, contribuindo para a difusão da arte e consequente formação de público.


Desde 2003, através do contato cada vez maior com a natureza, passou a fazer evoluções cromáticas inspiradas nas flores de seu jardim, procurando desvendar na tela as conexões da natureza com os mistérios da alma. Nasceu assim a série: “JARDIM SECRETO”, que vem conquistando o público e a crítica especializada. Esta realidade recriada na tela é um valor plástico carregado de lirismo, onde a referência passa a ser a própria pintura, e não o mundo objetivo.


Sobre o futuro, o artista confia no desenvolvimento de sua arte em concomitância com o seu ser, iniciado que está na busca das realizações para as quais está designado a cumprir.


Obediente, portanto, faz a entrega. Para isso, dedica a maior parte do tempo para a pesquisa de novas possibilidades, visando dar vazão ao seu potencial criador. Dedica também pequena parte de seu tempo para ministrar cursos e "workshops", além de aulas particulares em seu outro atelier, na cidade de Novo Hamburgo.


Milton já fez várias exposições individuais e coletivas no Brasil, América Latina e Europa. Faz parte do projeto ENARTES, que é um grupo de renomados artistas brasileiros que fazem exposições temáticas no Brasil e em outros países, contribuindo para a difusão da arte como fator preponderante para a evolução dos povos.


Texto extraído de declarações feitas ao jornalista
Castor Becker Júnior do Grupo Editorial Sinos

Algumas Obras

Milton Schaefer
Milton Schaefer
Milton Schaefer