Andreia Leal



Deia Leal

Biografia
Algumas Obras






Todas as informações foram enviadas pela artista




Conheça os artistas que já estão no site. Clique aqui...

Biografia

Deia Leal, Andreia Aparecida Silva Donadon Leal, também poeta e contista, licenciada em Letras pela UFOP, produz arte aldravista, de orientação metonímica, cujos traços apresentam apenas parte de algo na expressão de uma totalidade, ou uma totalidade que expressa apenas uma visão específica de uma representação pincelada pela liberdade constitutiva da arte. O movimento aldravista tem início na literatura, no ano de 2000, com os poetas do Jornal Aldrava Cultural, de Mariana, MG, e consolida-se com a publicação do livro Aldravismo – a literatura do sujeito, em 2002. O primeiro artista plástico a experimentar a arte aldravista é o marianense Camaleão, com a obra “O bêbado” (2001). Deia Leal é também ilustradora do Jornal Aldrava Cultural. Frequentou diversos cursos de pintura na Casa de Cultura de Stª Bárbara. Desenha e pinta desde a adolescência. Teve aulas de pintura também com o artista plástico de Maringá, Camilo Leal. 


 

NOME: Andreia Donadon Leal
Nome Artístico: Deia Leal
Data Nascimento: 17/09/1973
Mariana - Minas Gerais.
 

Prêmios Internacionais:

1. Deia Leal conquistou o 3º Prêmio do Concurso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda, na categoria “telas pequenas”, dezembro de 2006, em Granada, Espanha, com as obras “Outono” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) e “Outono em chamas” (40X30 – acrílico e óleo sobre tela, 2006) Essas telas encontram-se no acervo da Associação Cultural Valentin Ruiz Aznar, – Granada, Espanha.

2. Selecionada pela COLEGEARTE para representar Mariana e Minas Gerais no XII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China e Tailândia, nos meses de maio e junho de 2007.


 

Exposições e Mostras:

Primeira Exposição Aldravista de Arte. (coletiva) Casa de Cultura de Mariana, Fevereiro de 2006.Promoção: Associação Aldrava Letras e Artes e Jornal Aldrava Cultural.


Exposição de Arte Aldravista, Mostra individual, de 25 de novembro a 08 de dezembro de 2006, no Museu Casa Alphonsus

de Guimarães, Rua Direita, 37, Mariana, MG.

Exposição Virtual das telas premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda, desde dezembro de 2006, no site http://usuarios.lycos.es/avra/index.htm


Castelo D'Ayala Valva, Itália. Mostra Sguardi di Donna (março 2007) com 12 telas selecionadas pela Associazione Culturale Sèmata de Taranto, entre as premiadas no Concurso Internacional de Artes Plásticas Antonio Gualda- 2006.


Sporthalle Am See, Teestrasse, 60, Hard - Voralberg - Áustria. de 22 a 26 de maio de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.


Beiling Art District 798 - Dashanzi - Pequim / China. de 29 de maio a 06 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.


Playground - 818 Toi Tukhumvit, 55, Tukhumvit Rd.Klongton Nue Wattana, Bangkok - Tailândia . de 09 a 17 de junho de 2007. In: XII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Realização: COLEGEARTE. Apoio: Ministério das relações Exteriores, Secretaria Estadual e Municipal de Cultura, Aldrava Letras e Artes.


Mostra Aldravista de Arte - Mostra Internacional - em cooperação com o Consucrso Internacional de Artes Plásticas Antônio Gualda - 2006.: Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Mariana, MG, de 30 de maio a 13 de junho de 2007.


Exposición de Arte Internacional Nocturnal Dreams - Asociación Cultural Valentín Ruiz Aznar - de 30 de junho a 1 de julho de 2007. Recinto Interno de la C. S. S. Vera - escultura. Granada, espanha. Tela: O irreversível - acrílica com rasgos e costura.



Algumas Obras 

Deia Leal
Deia Leal
Deia Leal