Toninho de Souza



Biografia



Toninho de Souza (Riachão das Neves - Bahia 1951)


Pintor, escultor, gravador, escritor e curador.

Autodidata, pioneiro da Capital brasileira e morador de Sobradinho -DF, chegou com seis anos de idade e vivenciou a construção da Capital nos canteiros de obras, quando se tornou adulto participou de vários Salões no Distrito Federal onde sempre foi premiado com a sua linguagem da Melanciacultura e por fim recebe no Salão das Cidades Satélites no Distrito Federal,  o título de "Hours Concurs". Em 1991, no Rio de Janeiro, recebe o Prêmio de Viagem à Europa, onde viaja em 1992 por trinta dias em dez países europeus. No seu retorno cria a linguagem do Melantucanarismo mudando toda a sua trajetória artistica saindo de uma fase da figuração para a abstração dos seus elementos principais. Participa de várias mostras coletivas no exterior e a última participação foi convidado em 2008, para 1ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Chapingo, no México. Foi Conselheiro de Cultura do DF e recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasilia e o titulo de Comendador Cultural da Secretaria de Cultura do DF. O artista produz em pequenos e grandes formatos e utiliza todos os suportes disponíveis para representar a sua criação artistica, inclusive a arte digital.



Sua trajetória inicia em 1969, expondo no Ginásio onde estudava. Sua trajetória profissional começou dez anos depois, em 1978. Com as dificuldades de manter uma sequencia harmônicas em suas produções por pintar várias técnicas e estilos, criou a linguagem da Melanciacultura para dar vasão à sua criatividade e a riqueza de composições que  afloravam em suas pesquisas. Um pintor que abusava das cores primárias e mantinha sempre muita luminosidade em suas telas. Foi um dos pioneiros de arte urbana na Capital brasileira pintando muros, tapumes de obras e paradas de ônibus que expandiram por todas as cidades satélites da Capital. Em 1990, apresentou sua Ruptura saindo da figuração indo para a abstração. Mas, foi em 1993, um ano depois de voltar da Europa, que lançou sua Bienal com dez individuais simultâneas criando neste evento a linguagem do Melantucanarismo. Uma linguagem que mantem viva em suas produções atuais.


Críticas 

"...Muito curioso o fato deste colorista, dos melhores que temos visto surgir ultimamente, esteja integrado em Brasilia, cidade das formas despojadas e arquitetonicamente racionais..." "... acima de tudo, pintura, que neste prazer reside o ponto forte do oficio de Toninho de Souza; pintura resolvida com economia de recursos, vibrando num leque de cor dinamizado pelo grafismo das plumagens, e a ordem sensível das formas chapadas ambientando o espanto e o luxo dos protagonistas. Alegria, bela pintura, prazer e reflexão: elementos que sobejam nesta serie coerente e forte em sua soma de intenções sinal de presença de um pintor de raça."  Walmir Ayla, no Jornal do Commércio, Rio de Janeiro em 1991.

"... a pintura de Toninho viajou da figuração para a concreção geométrica - nasceu da realidade e, depois, a geometrizou, nasceu diretamente da própria natureza: primeiro, pintou tucanos, araras e melancias, temas nacionais; depois, percebeu os signos desses temas e os transformou em ícones da sua pintura". "Na fase inicial da obra de Toninho não há metáforas. A arara é seu próprio signo, bem como tucano ou a melancia. Ou seja, se o signo é formado de significante - imagem visual do signo - e de significado - imagem mental do signo - como nos ensina F. Saussure, as araras, tucanos e melancias de Toninho de Souza, produziam um significante que era também em si o seu significado." Alberto Beuttenmuller.  Catálogo de 35 anos de Artes de Toninho de Souza - Museu de Arte de Brasilia - MAB.

prêmios e indicações


1981 - Prêmio Aquisição no III Salão Naval de Artes Plásticas do DF - Brasília - DF.
1981 - Prêmio Viagem no I Salão  de Artes Plásticas da  Aeronáutica, organizado pela Fundação Cultural do  DF.

1981 - Prêmio Aquisição - VI Salão Brasília Marinhas - Brasília - DF.

1981 - Prêmio Nominal (BRB – Banco Regional de Brasília) no IV Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites - Fundação Cultural do DF.
1981 - Prêmio Aquisição no IV Salão Naval de Artes Plásticas do Distrito Federal.

1981 - Medalha de Bronze no VII Salão Brasília Marinhas - DF.

1983 - 2° Prêmio de Pintura - VI Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites  Fundação Cultural do DF.
1983 - Medalha de Bronze - VIII Salão Brasília Marinhas - Distrito Federal.

1984 - Menção do Júri - Conjunto de Obras. VII Salão de Artes Plásticas das Cidades Satélites - Fundação Cultural do Distrito Federal.
1986 - Medalha de Bronze no I Salão da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal

1991 - PRÊMIO DE VIAGEM À EUROPA, (Portugal, Espanha, Franca, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Suíça, Itália e Áustria), obtido com o primeiro lugar nas 90 Horas de Pintura Contemporânea, evento nacional ocorrido no Rio de Janeiro - Barra da Tijuca, promovido pela Casa Grande Galeria de Arte, Leme Espaço Cultural e Jornal de Brasília, patrocinado pelo Banco do Brasil.

1992 - Prêmio imagem, do Concurso Nacional promovido pelo Centro Cultural da Caixa Econômica Federal sobre o tema: Pintou o Natal. O Prêmio Imagem é representativo ao primeiro lugar de cada estado, com direito a reprodução da obra em cartão de natal em todo território nacional. Brasília - Distrito Federal. 
1992 - Primeiro lugar, do Concurso de Pintura da LISTEL Brasília - DF, para a capa do catalogo telefônico do DF.

1992 - Terceiro Lugar no Concurso de Capa de Livro, promovido pela Federação Nacional de Medicina - DF.
1994 - Indicação na categoria de PINTURA no 2° Prêmio Luís Estevão de Cultura -Promovido pela Fundação Comunidade - DF. (Comissão de Jornalistas e artistas da mídia local);
1994 - Personalidade do Ano de 1994, em Sobradinho - DF.

1994 - Terceiro lugar-  PROJETO AIDS NA RUA - Performance com  pintura de painel ao vivo, no dia Internacional da AIDS, realizado no Conjunto Nacional Brasilia, obtendo o prêmio com a emissão de caderneta de poupança pelo Banco de Brasília 1995 - Indicação na Categoria de Escultura no III Prêmio Luís Estevão de Cultura  - Brasília (Comissão de Jornalistas e artistas da mídia local);

1995 - Prêmio Aquisição - Concurso de Escultura de Sucata - Fundação Cultural do DF e Serviço de Limpeza Urbana do DF;
1995 - Destaque Cultural de Brasília - Promovido pelo  Departamento Cultural da CAESB. 

1996 - Prêmio de Destaque Cultural - Promovido pelo Jornal de Sobradinho - Brasil;

1998 - Prêmio João de Barro - Cultura. Personalidade Cultural em Sobradinho - DF. Promovido pelo jornal Oi! Comunidade – Brasil.

1998 - Destaque Cultural de Brasília (PRIMUS INTER PARES) - Fundação de Incentivo a Cultura e Câmara do Livro do Brasil Central - Brasília - DF.)   
1999 - Prêmio Excelência Cultural - Rotary Club de Sobradinho - DF; 

1999 - Homenagem Especial -Divisão de Cultura da Administração de Brasília  - GDF -  DF.

2000 - Comendador, Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal,- Secretaria de Cultura Governo do Distrito Federal. BRASIL.

2002- Título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara  Legislativa do DF.  

2003 - Prêmio Cultural – por destaque cultural na cidade, recebido da  Administração Regional de Sobradinho – DF

2004 - COMENDA “Municipalismo em Ação” em prol do fortalecimento e reconhecimento do município, tanto no cenário Nacional e Internacional Câmara Municipal de Riachão das Neves, Dez 2004. Riachão das Neves – Bahia.

2005 - Prêmio Cultural 2005 – Divisão de Cultura - Administração Regional de Sobradinho. 2006 - Pioneiro Cidade Livre – Título recebido da Administração do Núcleo Bandeirante (aos candangos que contribuíram com garra e determinação para a fixação da cidade, que representa o berço da Capital do Brasil) – Governo do Distrito Federal – Brasília – DF.

2007 - Cidadão Sobradinhense 2007 - Pela representatividade junto à comunidade Sobradinhense-Administração Regional de Sobradinho 
2010 - Pioneiro 50 Anos de Sobradinho – Certificado recebido da Administração Regional de Sobradinho - DF
2012 - Grau de Excelência – Diploma emitido pela Sociedade Valparaisense de Artistas Plásticos de Valparaíso de Goiás – Goiás.




 

Livros nacionais e internacionais

1986 - Panorama da Arte Contemporânea, Narcizo Martins - 1986.

1986 - Anuário Latino Americano de Las Artes Plásticas - Correo Editorial 

1986 - Artes Plásticas Brasil - Júlio Louzada (Edições a partir de 1987 - 2000)

1993 - Art Trade International , Narcizo Martins -ADRIAN PUBLISHERS- 1993

1997 - Os Vários Perfis da Arte Brasileira - Ledy Mendes Gonzalez - RBM Editora 

2005 - Toninho de Souza por Toninho de Souza , LGE EDITORA , 2005

2005 - Arte e Arquitetura na Câmara dos Deputados. 2005.

2006 - Brazilian Anuary of Arts  Vários autores. SP – Roma Internacional Editora –

2006 - Brasília Art Show 2006 -  José Carlos Gomes – Gráfica e Editora Del Rey, páginas 108,109 e 110) 2006

2006 - Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Volume V, 2006

2008 - ARTE COM RAIZ EM LA TIERRA – I Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Chapingo - MÉXICO – 2008.  livro/catálogo.

2010 - ART GALLERY IN BRAZIL – Perfil da Arte Contemporânea Brasileira. José Carlos Gomes. - 2010

2010 - TONINHO DE SOUZA – Melantucanarismo. 200 páginas. Cidade Gráfica Editora. Toninho de Souza - 2010..

Formação artística

1981 – Cria a linguagem da Melanciacultura.

1989 - Participou da Palestra Arte Contemporânea ministrada pelo Crítico de Arte Roberto Pontual - Galeria  Performance - Brasília  - DF.

1990 - Participou do Curso A Estética do Projeto Moderno - Realizado no Museu de Arte de Brasília, pelo Crítico de Arte  Marcos de Lontra Costa. Brasília - DF; Participou do Curso de Reconhecimento e Linguagem em Artes Plásticas da Universidade de Brasilia e CEF.

1991 - Participou da Palestra Arte Contemporânea, realizada na Universidade de Brasília, ministrada pelo Crítico de Arte Alemão, Christos M. Joachimedes, da Universidade Livre de Berlim. Diretor do Departamento de Artes da Universidade de Kassel; 


1991 - Participou da Palestra sobre a Arte do Artista SCLIAR, ministrada pelo Crítico Marcos Lontra.

1992 - Viagem à Europa em estudos. Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Áustria e Itália em ateliês, galerias e principais museus.

1997 - Participou do Curso Arte Contemporânea - Noções Fundamentais realizado pela critica - Lígia Canongia - Itaú Galeria de Arte - DF.


2004 - Uma visão da arte contemporânea – Alberto Beuttenmüller  

Exposições internacionais

1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE -Iraque
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Londres - Inglaterra.
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Paris - França
1985 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL ITINERANTE - Brasil
1986 - MOSTRA DE ARTISTAS BRASILEIROS - Instituto Cultural Cabanas - México
1986 - ARTISTAS BRASILEIROS - Galeria Rafael Matos - Guadalajara - México. 
1994 - EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURAS na Sede da UNESCO em Paris – França 
1995 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL RAÍZES DA ARTE - Jundiaí - SP - Brasil.
1996 - ELEVEN ARTISTS FROM BRASÍLIA - ABA GALLERY, Nova York - EUA.
1996 - EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL - Joinville Cidade das Flores e das Bicicletas - Joinville - SC - Brasil.
1996 - KALEIDOSCOPES - KAVEHAZ Gallery Café - Nova York - EUA
1996 - MOSTRA INTERNACIONAL VIRTUAL DE GRAVURAS TONINHO DE SOUZA – Internet 
1997 - ARTE DO BRASIL CENTRAL - Scollay Square Gallery Boston - MA. – EUA 
1998 - PENÚLTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA – Internet
1998 - II PANORAMA DE ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA - Berlim – Alemanha. 
2008 - VERY BRAZIL – Trewin Framery Art Gallery – Jan/Fev - Califórnia – EUA
2008 - CIRCUITO BRASILEIRO DE ARTES II – Casa do Brasil – Madrid – Espanha
2008 - I BIENAL DE ARTE CONTEMPORANEA DE CHAPINGO – México – Convidado da “Arte com Raiz em La tierra”, que aconteceu de 07/11/08 a 19/11/08, na Universidade de Chapingo – México, com 300 artistas de todo o planeta.

Exposições individuais nacionais e Regionais


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS NACIONAIS

1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Itaú Galeria de Arte de Belo Horizonte - MG.

1986 - INAUGURAÇÃO DA GALERIA MARC CHAGAL GALERIA DE ARTE  - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL como convidado  - São Paulo - Capital

1986 - CORES DO PLANALTO - Itaú Galeria de Arte - Goiânia - Goiás. 

1987 - CORES DO PLANALTO - Itaú Galeria de Arte Brasília - DF. 

1991 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Casa de Cultura de Araguari - Araguari - Minas Gerais 

1993 -  EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Secretaria de Estado de Cultura do Estado do Paraná - Curitiba - PR.

1993  - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE PINTURAS na Galeria Municipal de Arte de Joinville Galeria Victor Kursancew - Joinville - Santa Catarina. 

1996 - MELANTUCANARISMO - Exposição Individual no Espaço Cultural da Aliança Francesa - São Paulo - SP.

1998 -  ARTE 444 - Fundação Nacional de Arte de São Paulo - FUNARTE SP - Brasil.

2005 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - 43º Aniversário de Emancipação Política do Município. Secretaria de Cultura Esportes Lazer e Turismo – Riachão das Neves – Bahia

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS REGIONAIS:

 1980 - Realiza a sua PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL no Serviço Social do Comércio - SESC, com temas diversos, apresentando: paisagens, figuras humanas na técnica de óleo sobre tela. Nesta mostra, lança o termo “Melanciacultura” pela primeira vez na imprensa de Brasília – DF. 


1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Administração Regional de Sobradinho - Sobradinho - DF.

1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL no Ministério das Comunicações - Brasília - DF. Temas diversos.

1981 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Sala Especial CEBEM - Centro do Bem Estar do Menor em Sobradinho - DF. 

1982 - MELANCIACULTURA - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria B da Fundação Cultural do Distrito Federal . Mostra que inicia  uma nova proposta com o tema desenvolvida com a técnica Acrílica sobre tela.


1982 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Itaú Galeria de Arte - Brasília - DF. 

1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Praça das Artes do Conjunto Nacional Brasília, com a serie“Paisagens de Brasília”, pela passagem do XXIII Aniversário de Brasília.


1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL para inaugurar o Anselmo Galeria de Arte, no Conjunto Nacional Brasília. - DF.

1983 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na galeria B da Fundação Cultural do Distrito Federal - Brasília 

 1984 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na ECT Galeria de Arte - Brasília - DF.  O artista abandona a “Melanciacultura”, e insere no contexto temático as Araras, tucanos e peixes.


1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria do Banco Central - Brasília - DF. 

1985 - FIGURAS HUMANAS - Exposição Individual no Banco Central - DF.

1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Art Shopping Galeria de Arte - Brasília - DF

1985 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL na Galeria de Arte do ParkShopping - Brasília – DF 

1987 - CORES DO PLANALTO - Exposição Individual na Itaú Galeria de Arte - Brasília - DF. 

1989 - PINTURAS RECENTES - Exposição Individual na La Galleria - Brasília ‘DF. 

1990 - RUPTURA - Exposição Individual passagem do figurativo para a abstração, mantendo os referenciais da “Melanciacultura”, “Ararismo” e “Tucanarismo” na deformação das imagens. Cavalier Galeria de Arte. Brasília – DF.

1990 - DESENHOS – Primeira  exposição Individual de desenhos, realizado  na Galeria de Arte do Alameda Shopping em Taguatinga - DF. 

1992 - ENCARANDO SUA ÉPOCA  - Exposição Individual no Espaço Cultural da Embaixada da Colômbia - Brasília – DF 

1993- 1ª. BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA


evento individual simultâneo em dez galerias do Distrito Federal:

 1) Galeria Athos Bulcão, da Fundação Cultural do Distrito Federal;

 2) Galeria Le Corbusier, da Embaixada da França, Brasília;

 3) Galeria Vincent Van Gogh, Sobradinho - DF;

 4) RT Galeria de Arte, Brasília;

 5) Kaza Galeria, Taguatinga - DF;

 6) Cavalier Galeria de Arte, Brasília - DF;

 7) Instituto Cultura Hispânica, Brasília-DF;

 8 ) Espaço Gazeta Mercantil, Brasília - DF;

 9 ) Espaço Cultural Câmara dos Deputados,  Brasília-DF ;

10) Espaço Toninho de Souza, Sobradinho - DF.

 A bienal compreendeu um total aproximado de 300 obras de artes, entre pinturas, gravuras e desenhos.
1994 - VIA SACRA  -  Museu Histórico de Planaltina – Planaltina - DF. 

1995 - TONINHO DE SOUZA EM PRETO E BRANCO - Exposição Individual na Galeria Athos Bulcão - Fundação Cultural do DF. Brasília - DF.

1995 - ESCULTURAS – Primeira exposição Individual de esculturas na Le Corbusier Galeria de Arte da Embaixada da França, aonde o artista mostra pela primeira vez suas esculturas realizadas com plástico, ferro e aço.

1995 - II BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA  - Intervenções Urbanas - Composta dos seguintes eventos :

   1) Esplanada das Artes ( Intervenção com pinturas sobre papel fixadas em dez paradas de ônibus da esplanada dos Ministérios) Brasília;

   2) Pintura  Door - Arte para o Mundo  ( Intervenção  com pinturas sobre papel fixadas em dez “out doors” distribuídos em todo o DF);

   3) Pinturas - Preto e Branco (Intervenção com pinturas experimentais sobre plástico fixadas nas pilastras da Rodoviária de Brasília) ;

   4)Escultura - Arte para o Povo (Escultura de 3 metros de altura, realizada com material alternativo de plástico, montada na Rodoferroviária de Brasília);


   5) Instalação “A crise” realizada com material alternativo, plástico, tinta líquida, montada na II Feira Internacional de Cultura.  Brasília - DF,

   6) Arte Door 96 - Intervenção Urbana - Individual com 10 painéis de 3 x 9 metros nas avenidas principais próximas do Parque Ibirapuera e centro da capital de São Paulo - SP.
1997 - OBJETOS ESTRANHOS NÃO IDENTIFICADOS - Espaço Cultural do MEC. - Brasília - DF.

1997 - PENÚLTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORANEA NO DF DE TONINHO DE SOUZA

1997 – Mostra de artes digitais na internet. Brasil. 

1998 - VIA SACRA TROPICAL - Museu Histórico de Planaltina - Planaltina - Brasil

1998 - PINTURAS MELANTUCANARISTAS - BELISKATESSEN BISTRÔ – Brasília - DF

1999- MELANTUCANARISMO 99 - Galeria da LBV - Brasília - DF.

2000 - 2000 ANOS DE CRISTO - Museu Histórico de Planaltina - Brasil - DF.

2000 - ARTE CONTEMPORANEA - Exposição Individual - Galeria de Arte do Pátio Brasil - DF. 

2000 - ULTIMA BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO DF DE TONINHO DE  SOUZA - Pop Art Pós-Contemporânea, ocupando todo o terceiro andar do Shopping Pátio Brasil, transformado em espaço cultural antes de ser entregue aos proprietários. 

2001 - ARTE NO SECULO 21 - Individual de esculturas e objetos na Galeria Rubem Valentim - Espaço Cultural Renato Russo. DF.

2001 - MELANTUCANARISMO a Arte que atravessou o milênio - Esculturas - Galeria Parangolé  do  Espaço Cultural Renato Russo – Secretaria de Cultura do DF -  Brasília – DF. 


2001 - VIA SACRA TROPICAL – Casa de Cultura de Planaltina – DF

2001 - COR POR OPÇÃO – Individual de esculturas, pinturas e uma instalação enfocando uma sátira à “corrupção” - Set - Espaço Central do Parqueshopping -  Brasília – DF 

2003 - TONINHO DE SOUZA - 35 Anos de Artes - Objetos – Museu de Arte de Brasília – DF –  MAB.

2003 - TONINHO DE SOUZA - 35 Anos de Artes - Esculturas e Pinturas - Espaço Cultural Embaixada da Colômbia - DF. 

2004 - ONTEM, HOJE E AMANHà– Pinturas, esculturas e objetos – Espaço Cultural Dakar- Brasília –DF. 

2005 - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL - 43º Aniversário de Emancipação Política do Município. Secretaria de Cultura Esportes Lazer e Turismo –Riachão das Neves – Bahia. 

2006 - OS GUARDIÕES DO CARNAVAL – Guarda-chuva, guarda-sol e as sombrinhas - Foyer da Sala Villa-Lobos – Teatro Nacional Cláudio Santoro – Secretaria de Estado de Cultura - Brasília - DF. 


2007 - 50 ANOS DE BRASÍLIA – Individual no Espaço Cultural I, II, III e IV da ESPAM – Sobradinho – DF.

2007 - UMA ARTE BRASILEIRA – Individual Centro Cultural SESI – Pinturas e Gravuras - Taguatinga – DF.

2007 - MELANTUCANARISMO –  Pinturas, Esculturas e Objetos - Espaço Cultural do SESI – Taguatinga – DF. 

2008 - MELANTUCANARISMO – A magia da arte na comunicação, de Toninho de Souza no Espaço Chatô no Correio Braziliense.

2008 - I MOSTRA DE ARTES DO PARK WAY - Espaço Cultural da Administração do Park Way – Brasília – DF.

2008 - ARTE BRASILEIRA – Arte Digital e Pinturas - Espaço Cultural do SESI – Taguatinga – DF. 

2010 - TONINHO, 50 ANOS DE SOBRADINHO – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.

2010 - MELANTUCARISMO – RETROSPECTIVA – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.

2010 - 50 ANOS DE BRASÍLIA - Museu Histórico e Geográfico – Brasília – DF.

2010 -  CASA COR - Brasília – DF. 

2011 - MELANTUCANARISMO – Retrospectiva – Galeria Vincent Van Gogh – Sobradinho – DF.

2016 - A ARTE PÓS CONTEMPORÂNEA DE TONINHO DE SOUZA - Espaço Chatô - Brasilia - Brasil..

Exposiçãoe coletivas Nacionais

1984 - CARNAVAL IN VENEZA no Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

1985  - COLETIVA DE PINTURAS - Galeria Municipal de Joinville - Joinville Santa Catarina 

1986 - VI SALÃO ANAPOLINO - Anápolis - Goiás. 

1987 - COLETIVA DE PINTURAS - Galeria da Prefeitura Municipal de Campos -  Campos - Rio de Janeiro

1987 - ARTES PLÁSTICAS  “LATINO AMERICANA” - São Paulo - São Paulo. 

1989 -  ARTE NA RUA - Um dia de arte em Olhos d’água – Goiás 

1990 - PROJETO CONTATO - Campanha de Sensibilização sobre o problema da AIDS  (LEONILSON) - SESC - São Paulo - SP.

 1990 - EXPOSIÇÃO COLETIVA na Casa Grande Galeria de Arte - Goiânia - Goiás

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Curitiba - Paraná

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Recife - Pernambuco

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - São Paulo - São Paulo

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Porto Alegre - R S

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Belo Horizonte - Minas Gerais

 1990 - ARTISTAS DE BRASÍLIA no Centro Cultural Brasil Espanha - Salvador – Bahia 


 1993 - “ARTISTAS DE BRASÍLIA” - Exposição Coletiva Casa Grande Galeria de Arte - Goiânia - GO. 

1996 - BR-040  - Coletiva na Galeria Clube de Engenharia - Rio de Janeiro – Brasil 

1997 - ARTE DO BRASIL CENTRAL - GOIÂNIA – Brasil

1997 - ARTISTAS DE BRASÍLIA - Liceu de Artes e Ofícios - São Paulo - SP.

1997 - CORES DO BRASIL - Art Gallery - São Paulo - SP. 

1998 - OS ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS DE BRASÍLIA - Liceu de Arte e Ofícios São Paulo - Brasil. 

2004 - VI EXPOSIÇÃO ANUAL - ARTISTAS ASSOCIADOS - Galeria Athos Bulcão - Secretaria de Cultura do DF. Brasilia - Brasil.

2005 - COLETIVA DE ACERVO do MUSEU DE ARTE DE BRASILIA - BRASIL 

2005 - CORES DO CARNAVAL - Foyer do Teatro Nacional - Secretaria de Estado de CULTURA - Brasilia - DF..

2006 - VI MOSTRA ANUAL DOS ARTISTAS P. DE BRASILIA – Museu de Arte de Brasília - DF.

2006 - 90 HORAS DE CORES - Fundação Nacional de Arte - FUNARTE - São Paulo - SP. Brasil. 

2008 - "O CÍRCULO" – Museu Nacional do Conjunto Cultural d a República – Brasília – DF.

2008 -  "BIENAL DE ARTES DE BRASÍLIA - UPIS" - (Uma sala com instalações – Nacional. Dez/Jan2008) - Brasília – DF 

2010 -  " SEMI-CIRCULO – Museu Nacional da República – Brasília – DF.

2010 -  Acervo do MAB – Museu Nacional da República – Brasília – DF. 

2010 -  Galeria Caixa Brasil. Memorial à Republica - Maceió - AL 

2011 - Galeria Caixa Brasil. Caixa Cultural Rio de Janeiro - Centro- Rio de Janeiro – RJ  JAN/FEV - 150 anos da Caixa Econômica Federal.

2012 - "ARTISTAS BRASILEIROS" - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Julho.

2012 - "MAB - DIALOGOS DA RESISTENCIA" -  Museu Nacional da Republica - Esplanada dos Ministérios - Brasilia - Brasil. 

2013 - "SEUmuSEU EXPERIMENTOS" -  Museu Nacional da Republica - Esplanada dos Ministérios - Brasilia - Brasil. Outubro 2013/Janeiro 2014.

2013 - "O BRASIL VISTO DA CAPITAL" -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. novembro.

2014 - "MELANTUCANARISMO TRIDIMENSIONAL - Toninho de Souza - "Galeria Vincent Van Gogh. Sobradinho - DF. Outubro

2014 - "O PAPEL DA ARTE BRASILEIRA NO SÉCULO XX",exposição na Galeria do TBV, Brasilia - 20 e 29 de março de 2014.

2014 - "OBJETO DE DESEJO" - Cadeiras -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Setembro.

2014 - "ETERNAMENTE FRANCISCO" -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Outubro.

2015 - "OBJETO DE DESEJO II" - Malas -  Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Fevereiro.

2015 - "OBRA RARA" - Guarda-Chuvas - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Maio.

2015 - "CONFRONTAÇÕES" - Galeria do TBV - Brasilia - Brasil. Junho.

2015- "ENCONTRO DE CORES ALEGRES "  Toninho de Souza e Maldonado Diaz. Art Gallery Brazil, Set.

2015 - "ARTISTAS INTERNACIONAIS" Galeria Vincent Van Gogh. Sobradinho - DF. Outubro.

2015 - "TONINHO DE SOUZA E OS ARTISTAS DO MUNDO" - Galeria do TBV, nov.

2015 - "A MAGIA DO NATAL" Galeria do TBV, Brasilia - Brasil - Dez. 2015/2016 - Brasília 12 Ateliês - Caixa Cultural Brasilia - Brasilia - Brasil. nov2015/Jan 2016..   

Algumas Obras

toninho de souza
Explosão de cores

Explosão de cores

Melantucanarismo
Melantucanarismo



Quebra-cabeça em flash

toninho