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Tie-Dye  - Colaboração de Paula Maria - Recife/PE 

Tie-Dye não é uma palavra misteriosa ou mágica, mas quer dizer simplesmente "amarrar e tingir" em inglês. é um método antiqüíssimo, e também muito simples, de tingir os tecidos em manchas de tintas. Já Marco Polo, nos contos de suas viagens no Oriente, nos conta como esta técnica foi usada na Índia e na China. Também os peruanos e os índios de lã feitos a mão com esta técnica. de resto, esta tradição não morreu, mas é frequentemente praticada por algumas tribos africanas.

Mateial necessário

Tintas: use as normais para tingir tecidos
Recipientes: suficientemente grande para se fervam em seu interior os tecidos a serem tingidos
Elásticos
Tesoura
Conta-gotas
Colher de pau
Tiras de plástico

1. Diferentemente dos outros métodos para tingir tecidos, com esse sistema você não pode obter desenhos com contornos preciosos, mas apenas desenhos simples e irregulares. Conforme você liga os elásticos, obtêm-se manchas ou faixas de grande efeito.
2. Se o tecido  for novo deve ser lavado para retirar toda a goma e passado a ferro antes de ser tingido.
3. Encrespe o tecido, enrole o elástico nos locais desejados e amarre-o firmemente para não se soltar com a fervura.
4. Banhe o tecido mergulhando-o na água e esprema bem, assim a tinta será melhor absorvida. Prepare em uma panelinha a tinta das cores desejada e vá pintando o tecido com o conta-gotas.
5. Tenha em mãos as tiras de plástico para envolver o tecido, no ponto onde você pintar e amarre-as com elástico. As manchas de tintas não cobertas pelo plástico e pelos elásticos serão eliminadas durante a fervura.
6. Encha de água a panela com a tinta escolhida para pintar a maior parte do tecido, deve ser suficientemente grande para conter o tecido e poder movê-lo com a colher de pau. Ponha o tecido na água quando estiver muito quente, mas não fervendo. Não é necessário ferver a água para fixar as tintas. Se juntar 2 colheres de amaciante para roupa a tinta penetra melhor no tecido. Quanto mais o tecido ficar na solução, mais intensa será sua cor.Enxague abundantemente antes e depois de soltar os nós. deixe secar e passe

Se desejar pintar utilizando apenas uma cor, envolva as partes que irão ficar brancas com o elástico e plástico e mergulhe o tecido na panela com a cor desejada.

Fonte de informação
O mundo do Artesanato
Fabbri Editore, Milano


Sabonetes artesanais

RECEITA BÁSICA (sabonete Sólido)

Material: 1kg de base para sabonete de glicerina transparente; 10ml de corante de água ou alimentício; 20ml de essência oleosa; 2 colheres (sopa) de álcool de cereais; termômetro para culinária; colher de plástico; fôrmas de silicone, acetato ou recipiente plástico; papel-filme para embalar.

CONFECÇÃO

Em uma panela, corte a base de glicerina e derreta-a em
banho-maria. Procure não mexer enquanto estiver dissolvendo para que não forme muita espuma. Retire do fogo e aguarde a temperatura baixar até entre 50ºC e 55ºC. Misture, então, o corante e a essência. Acrescente o álcool de cereais e aguarde
1 minuto. Coloque a mistura na fôrma que você desejar e espere solidificar. O tempo para endurecer vai variar de acordo com a fôrma que você estiver utilizando. Desenforme. Espere mais ou menos duas horas e embrulhe o sabonete no papel-filme.

Como decorar Sabonetes

A partir da receita básica de sabonete artesanal, você pode decorar sabonetes com ervas aromáticas (como erva-doce, camomila), especiarias (cravo, canela), flores secas, produtos desidratados ou conchas. Acrescente esses produtos no momento em que estiver colocando o corante e o álcool de cereais.

Pré-colagem

Quando o produto que você for utilizar para decorar o sabonete
for muito leve e flutuar na fôrma (como no caso de folhas e pétalas secas), use a técnica da pré-colagem. Prepare a base como na receita básica. Coloque a decoração na fôrma e despeje a base
de glicerina até a metade da fôrma. As folhas flutuarão.
Com a ajuda de um palito, coloque a decoração na posição que você deseja. Espere 1 minuto ou até que se forme uma película. Preencha, então, a fôrma com o resto da base e proceda normalmente.

SABONETE LÍQUIDO

Material: 1litrode base para shampoo; 20ml de Anfótero; 100g de Surfax BP; corante de água ou alimentício; 40ml de essência de sua preferência; 2 litros de água destilada ou filtrada; 1 colher (chá) de dióxido de titânio dissolvido em 50ml de água filtrada (opcional).

CONFECÇÃO

Misture a base de shampoo com a água. Adicione o Anfótero e mexa até engrossar. Acrescente o Surfax e, se desejar, o corante e a essência. Para deixar o sabonete mais opaco e bem branco, junte o dióxido de titânio dissolvido em um pouco de água (veja quadro abaixo).


Sabonetes com óxido de titânio
O óxido de titânio é um pigmento que torna o líquido opaco, deixando o produto mais branco. É usado pela indústria farmacêutica em diversos produtos como protetores solares, cremes, batons, sabonetes etc. Para 250g de base de glicerina, use 10g de óxido de titânio (mais ou menos 3 colheres de sobremesa).
Dissolva a base em banho-maria e, ainda no fogo, junte o óxido de titânio.
Mexa até dissolver bem. Se desejar usar o corante, acrescente-o nesse momento. Aguarde a temperatura baixar até 55ºC, adicione a essência e coloque nas fôrmas. Deixe endurecer e desenforme.

Fonte de informação:
Revista Você Faz


Papel artesanal

Receita básica

1 - Pique e reserve 100 g de papel. Coloque o material picado em uma tina com água e deixe as fibras hidratarem por 12 horas. Se quiser um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes

2 - Coloque metade da água e do papel no liquidificador e bata por três minutos. Acrescente metade da cola branca e bata mais uma vez, até obter uma massa homogênea. Repita o procedimento com a sobra dos ingredientes.

3 - Preencha a tina com 70% de seu volume de água. Adicione a massa de celulose e misture bem. Mergulhe a tela de silk até o fundo da tina. Retire-a, escorrendo a água excedente. A tela ficará coberta pela mistura. A espessura da folha depende da quantidade de massa de celulose e água que você colocar.

4 - Estenda a entretela (ou tecido com pelo menos 30% de algodão) sobre uma superfície bem plana. Com o rolinho, transfira o papel da tela de silk para a entretela. Esse procedimento também serve para retirar o excesso de água.

5 - Levante a tela de silk. Nesse momento, faça o primeiro controle de qualidade: observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 3 a 5.

6 - Coloque outra entretela sobre a primeira folha de papel reciclado e repita o processo sucessivamente, até atingir sete folhas empilhadas.

7 - Distribua esse "sanduíche de folhas" sobre uma placa de polietileno ou de madeira. Depois, cubra-o com outra placa e leve para a prensa por dez minutos. É possível substituir a prensa por pesos e listas telefônicas espalhados sobre as placas. Espere que toda a água saia.

8 - Estenda as entretelas num varal e faça o segundo controle de qualidade. Despreze as folhas que apresentarem imperfeições. Deixe secar por dois ou três dias.

9 - Para retirar o papel das entretelas, segure em duas laterais opostas do tecido e puxe até descolar. Faça o terceiro controle de qualidade. Note que, depois de seco, o papel fica encolhido. Para alisá-lo, remonte o "sanduíche de folhas" como na etapa 7 e leve à prensa por 30 minutos.

Papel Reciclado

Material (para sete folhas finas): 150 g de papéis diversos (sulfite, cartolina, papelão ou kraft; liquidificador; 1,5 l de água; 2 colheres (sopa) de cola branca Cascorex; tina de plástico retangular; tela retangular fina tipo silk screen; rolinho de pintura ou rodinho de pia; entretelas ou qualquer tecido com pelo menos 30% de algodão; 2 placas de polietileno ou de madeira; prensa ou livros grandes e pesados como listas telefônicas; varal e pregadores. (Veja a receita básica)

AGENDA

Material: papelão horle – amarrado 25 ou papel Paraná para as capas da agenda; folhas de papel reciclado amarelo, azul e bege; papel reciclado industrial para o miolo; tesoura; cola branca; pincel para passar a cola; wire-o ou espiral; furadeira, agulha grossa ou prego e elástico para fechar a agenda.

CONFECçÃO

Pegue o papel Paraná ou papelão horle e corte-o duas vezes, num tamanho um pouco maior que o miolo da agenda. Encape as partes da frente e de trás da agenda com o papel reciclado amarelo, tanto externa quanto internamente. Em seguida, decore a capa da agenda com pedacinhos de papel azul e bege. Se preferir, desenhe flores, bonecos ou o que a sua imaginação mandar usando papéis coloridos. Tome cuidado com os excessos de cola, que podem manchar o resto do papel.

MONTAGEM

Use a furadeira, uma agulha grossa ou um prego para fazer os furos na lateral da agenda. Se preferir utilizar o vire-o, existem empresas que oferecem o serviço de colocação desse material (veja endereços abaixo). Introduza a espiral. Para completar, faça dois furos, um em cima e outro em baixo da contracapa, e introduza o elástico que fechará a agenda.

Fonte de informação:
Revista Você Faz


PORTA-RETRATOS - Mosaico


Material: 1 porta-retrato 10cm x 10cm; pastilhas coloridas; gemas; alicate para mosaico; cola branca; rejunte para azulejo branco; água; espátula branca; esponja verde-amarela; pano para limpeza; verniz acrílico ou cera pastosa; tinta PVA branca.


CONFECÇÃO

Corte as pastilhas como desejar com o alicate para mosaico ou use-as inteiras. Fixe as pastilhas e as gemas com cola branca, formando um desenho criativo. Deixe secar por um dia. Prepare o rejunte em pó com água suficiente para formar uma pasta macia. Rejunte a peça com a espátula de plástico. Retire o excesso de rejunte com a esponja verde-amarela molhada em água. Limpe com um pano seco. Espere secar por mais 1 dia. Limpe a peça totalmente com a esponja verde-amarela. Pinte o porta-retrato com duas demãos de tinta PVA branca. Espere secar e encere ou envernize.


Fonte de informação:
Revista Você Faz


Como secar folhas e flores

Método simples
Material necessário

Obtenha um bom número de folhas de papel absorvente do tipo pesado que podem ser encontradas nas boas papelarias ou nas casas especializadas em artigos para pintores. A medida maior e melhor é 60 x 50 cm. O papel absorvente é com certeza o mais adequado para secar suas folhas, mas se você não conseguir obtê-lo, use um velho jornal, dobrando-o cuidadosamente em quatro. Para evitar que a tinta manche as folhas, basta colocar entre elas e o jornal uma folha de papel de seda branco. Você pode usar toalhinhas de papel absorvente ou, em caso extremo, Kleenex, colocadas em mais de uma camada. Além disso, você terá necessidade de um Atlas velho ou qualquer livro grande e pesado que possa ser usado como peso.

Procedimento

Reúna na mesa todo o material necessário e comece a trabalhar. O papel serve para absorver a umidade das folhas. É mais prático cortá-lo todo nas medidas do livro que você tiver. Disponha as folhas e as flores nas "pastinhas" absorventes: este trabalho deve ser feito com muita ordem, prestando atenção para que elas não se sobreponham e que os caules de uma não estraguem a outra. Se as hastes forem grossas é melhor cortá-las com  a tesoura, pois, caso contrário, você não conseguirá secar bem as folhas. Depois de colocar as folhas no papel absorvente, ordene estas "pastinhas", uma sobre a outra, em um lugar muito seco e ao abrigo de correntes de ar. Para secar bem, na realidade, as folhas e as flores necessitam de um lugar seco: durante o verão não será difícil encontrá-lo, enquanto que nos meses de inverno, coloque-as sobre o aquecedor, onde secarão rapidamente conservando melhor a cor. Coloque sobre as "pastinhas" o livro que as manterá bem prensadas. Deixe descansar assim por, pelo menos, 15 dias ou um mês depende da quantidade de umidade que possuem): depois estarão prontas para serem usadas. Eventualmente você poderá acender o forno no mínimo durante alguns minutos, a seguir apagá-lo e colocar dentro dele as pastinhas comprimidas entre duas telhas retangulares. Acenda de vez em quando o forno por 2 ou 3 minutos: apenas o suficiente para esquentá-lo. Você poderá também colocar as pastinhas entre duas tábuas de aglomerados, um material especial feito de serragem de madeira misturada à um colante e comprimida, que pode ser encontrada nas marcenarias e com os revendedores de madeira. Coloque duas ripas sob a tábua de base e duas sobre, e aperte o conjunto com quatro tornos de madeira, dois de cada lado. Este método é aconselhado nos casos em que se deseja secar flores inteiras ou raminhos um pouco mais espessos: na verdade, eles podem ser achatados melhor.

O método do ferro de passar ou da evaporação

Este método é particularmente adequado para folhas delicadas, de tecido pouco consistente (carvalho, videira) e para aquelas folhas úmidas e tenras que têm necessidade de ser secas rapidamente para manter a cor. Material necessário

papel absorvente, ferro de passar

Procedimento
Depois que tiver organizado as folhas no papel absorvente, passe, dos dois lados, até notar que as folhas no interior estão completamente secas, tomando quase a consistência de papel. Com este sistema perde-se um pouco de sua cor e se rompem com muita facilidade, mas podem ser utilizadas em seguida. Fique atenta para não "passá-las" demasiadamente, pois o calor as queimaria.

O método da parafina

Aplica-se este método às folhas com tecido consistente, ou seja as assim chamadas "plantas gordurosas" (oleandro, louro, magnólia)

Material necessário

uma panela, pinças pequenas, parafina

Procedimento

Coloque a panela sobre o fogo e quando estiver bem quente ponha parafina para fundir. Quando esta estiver completamente fundida (conserve sempre o fogo aceso para evitar que esfriando-se agrumem novamente) imerja a folha a ser conservada, segurando-a por uma.extremidade com a pinça. Ponha a folha sobre um papel absorvente e deixe que a parafina seque: a folha está pronta para ser usada quando estiver perfeitamente seca.

Fonte de informação:
Revista O mundo do Artesanato

 

 
 

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