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Carnaval

 

 

 

Origem do Carnaval

"Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro é totalmente européia. A comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.
Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma. No entanto, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera. Com o advento da Era Cristã e a supremacia da Igreja Católica, passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.
Tanto em Portugal, como no Brasil, o Carnaval não se assemelhava de forma alguma aos festejos da Itália Renascentista; era uma brincadeira de rua muitas vezes violenta, onde se cometia todo tipo de abusos e atrocidades. Era comum os escravos molharem-se uns aos outros, usando ovos, farinha de trigo, polvilho, cal, goma , laranja podre, restos de comida, enquanto as famílias brancas divertiam-se em suas casas derramando baldes de água suja em passantes desavisados, "num clima de quebra consentida de extrema rigidez da família patriarcal".
Foi esse Carnaval mais ou menos selvagem que desembarcou no Brasil com as primeiras caravelas portuguesas e os primeiros foliões.
Com o passar do tempo e devido a insistentes protestos, o entrudo civilizou-se, adquiriu maior graça e leveza, substituindo as substâncias nitidamente grosseiras por outras menos comprometedoras, como os limões de cheiro (pequenas esferas de cera cheias de água perfumada) ou como os frascos de borracha ou bisnagas cheias de vinho, vinagre ou groselha. Estas últimas foram as precursoras dos lança-perfumes introduzidos em 1885.
No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse. Apenas a partir da primeira metade do século XIX, com a chegada dos bailes de máscaras nos moldes europeus, foi que se pôde notar um desenvolvimento musical mais sofisticado..."

"Antologia Musical Popular Brasileira – As Marchinhas de Carnaval" Roberto Lapiccirella


O carnaval na pintura

1 - Étienne Jeaurat Carnaval das ruas de Paris (1757), Étienne Jeaurat
2 - Cena de Carnaval, Giandomenico Tiepolo (cerca de 1754-1755).
3 - Carnaval 1, Aldo Luiz 2 Acrílico sobre Tela .
4 - Carnaval 3, Aldo Luiz Acrílico sobre Tela
5 - Cartão Postal,Carnaval Carioca-Pintura-detalhe.
6 - Pintura de Debret que retrata o carnaval no Brasil escravocrata.
7 - O Carnaval do Arlequim, de Joan Miró (1893-1983).
8 - Carnaval na Arábia, 100 x 100, A.S.T. 2004 Amaury Menezes..

Conheça a série carnaval do artista brasileiro Aldo Luiz de Paula Fonseca

 

Fonte de informação para todos os textos sobre o carnaval:

GUERRA-PEIXE, César. Nova história da Música Popular Brasileira – Capiba, Nelson Ferreira. Rio: Ed. Abril, 1978.
CAPIBA (Lourenço da Fonseca Barbosa). In : contracapa do disco Frevo Alegria da Gente. Recife: Rozenblit LP 60.060 (disco).
AMARAL, Francisco Pacífico do. Escavações (Recife 1884).
CASCUDO, Luiz da Câmara. Locuções tradicionais no Brasil ( Recife, 1977).
COSTA, F. A. Pereira. Vocabulário Pernambucano. Recife:SEC/Dep. Cultura, 1976.
RODRIGUES, Edson Carlos. Abafo, ventania e coqueiro. In: SILVA, Leonardo Dantas e SOUTO- MAIOR, Mário. Antologia do Carnaval do Recife. Recife: Fundaj - Editora Massangana, 1991 p. 67-72
SILVA, Leonardo Dantas e SOUTO MAIOR, Mário. Antologia do Carnaval do Recife. Recife: FUNDAJ /Editora Massangana, 1991.

http://www.lunaeamigos.com.br/musica/carnaval.html

 

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